top of page

Carta a Igreja de Pérgamo

Foto do escritor: Célula OblaçãoCélula Oblação

Atualizado: 27 de abr. de 2023



Introdução:

Pérgamo, antiga cidade grega, atualmente chamada de Bergama, na Turquia, foi uma grande cidade situada bem próxima ao mar Egeu. Neste lugar a cultura e a filosofia foi extremamente difundida, de forma que os cidadãos que moravam ali eram bem instruídos e catedráticos, o que elevaria o padrão de exigência da igreja daquele lugar no tocante à pregação e expansão do evangelho. Não obstante, havia ali um rito de idolatria muito forte. Êumenes, um aclamado filósofo da época, foi responsável por liderar a construção de um altar a Zeus (deus supremo da mitologia grega), ali, pessoas de todo mundo antigo vinham para reverenciar essa pseudo divindade e isso trazia para a localidade um clima espiritual muito desfavorável. Apesar das questões de idolatria, ainda havia que, dentro da igreja, muitos irmãos haviam sido afetados e estavam sendo persuadidos pelas doutrinas de Balaão e dos nicolaítas. Além disso, a igreja em Pérgamo era constantemente perseguida, mas não desfaleceu e não perdeu sua fé.


Elogios:

Eu sei as tuas obras - A igreja em Pérgamo tinha um grande desafio, pois a cidade era capital da província da Ásia no império greco-romana, além de ser um lugar que a população era extremamente elitizada e apegada à cultura e a filosofia. No meio desse cenário a igreja avançou e expandiu-se;


Onde habitas - Na cidade de Pérgamo havia muitos altares a vários deuses, incluindo um templo para César, onde ocorriam cultos constantes à figura do imperador. Quem não adorasse era considerado criminoso e condenado à morte. Por isso esse lugar foi tido por Jesus o portador do trono de satanás;


Reténs o meu nome - A exemplo do pastor Antipas, que foi morto por não negociar sua fé, a igreja em Pérgamo, mesmo em meio a uma cidade caoticamente idólatra e que ameaçava constantemente quem não seguia seus ritos, ainda assim não negaram o nome de Jesus e permaneceram na fé.


Repreensões:

Tens os que seguem a doutrina de Balaão - A doutrina de Balaão proferida por Jesus refere-se ao mesmo falso profeta do antigo testamento. Ou seja, o Senhor denuncia que dentro da igreja haviam mercenários espirituais que estavam usurpando à noiva de Cristo por dinheiro e induzindo-a à prostituição espiritual;


Tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas - Além da prostituição espiritual induzida pela doutrina de Balaão, a igreja em Pérgamo foi levada à imoralidade sexual, devido aos ensinos dos nicolaítas. "Quando há prostituição no corpo é porque o coração já havia se prostituído".


Exortação:

Arrepende-te - A primeira exortação de Jesus para esta igreja é que eles se arrependam. Uma demonstração clara de misericórdia;


Quem tem ouvidos ouça - A última exortação é acerca da sensibilidade à voz do Espírito Santo.


Promesas:

Darei a comer do maná escondido - O maná, assim como as duas tábuas da lei e a vara de arão que floresceu, foram postos dentro da arca da aliança por ordem de Deus a Moisés. Quando o Senhor faz esta promessa, Ele está se referindo a duas coisas: na eternidade a igreja terá acesso à Palavra e a Presença de Jesus eternamente;


Dar-lhe-ei uma pedra branca - No período do império romano havia uma prática em que, quando alguém era acusado de algum crime e fosse para o julgamento, a sentença do juiz era dada por uma pedra: de cor preta para condenação e branca para absolvição. Quando Jesus promete isso, Ele está comunicando que no céu não haverá mais nenhuma culpa ou acusação sobre nós;


Um novo nome - Havia uma prática no mundo greco-romano em que, quando uma criança nascia e o pai reconhecia que era, de fato, seu filho(a), ele escrevia numa pedra branca o nome da criança junto ao seu sobrenome. Quando Jesus faz essa promessa, Ele está declarando que, de uma vez por todas, Deus anunciará a nossa filiação eterna.


Testemunho de Antipas:

Antipas foi arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde.


Antipas respondeu lembrando a história de Caim que, embora tenha sido antepassado da humanidade, era, no entanto, abominável e desprezível por assassinar seu irmão. Que, mesmo as crenças dos helênicos, também muito antigas, não eram menos desprezíveis para os que receberam a revelação da plenitude da Verdade nos últimos tempos. Ao ouvir estas palavras, o governador e os pagãos encheram-se de ódio e o jogaram numa fornalha ardente.


De lá, (...) Antipas elevou uma fervorosa oração ao Senhor, dando graças por sofrer por amor e testemunhar assim que o amor de Deus é mais forte que a morte. “Assim, entregou sua alma nos braços do Senhor e seu corpo foi sepultado na igreja em Pérgamo.”


Conclusão:

A carta à igreja de Pérgamo nos traz lições muito importantes acerca da conservação da fé em meio a cenários difíceis, mas nos exorta a não sermos vulneráveis a induções ideológicas, assim como também nos adverte em relação a possíveis desvios do nosso coração.


Texto Base: Apocalipse 2.13-17 Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.

Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.

Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Itapissuma, PE, 53700-000, Brasil

©2023 por Célula Oblação. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page