
Introdução:
A igreja de Filadélfia, localizada na cidade homônima ficou conhecida como sendo aprovada por Jesus, pois mesmo em meio a muitas adversidades e perseguições, não negou o nome do Senhor e reteve a Palavra firmemente em seu coração. Filadélfia era uma localidade onde havia diversos terremotos, por isso não havia consideração quanto a segurança do lugar. Mesmo com esse peso, a região tinha sua fonte de renda representada por uma rota comercial que atraía muitos comerciantes e compradores, isso gerava receita para a cidade, mas também oportunidade de expansão do Reino de Deus para a igreja.
Apresentação:
Isto diz o Santo - Jesus se apresenta como Santo, denotando de forma clara a sua natureza santificada;
O que é verdade - Deus não é homem para que minta. Jesus não mente, todas suas declarações se evidenciam, porque são verdades eternas de um Deus infalível;
O que tem a chave de Davi - Quando Jesus se apresenta como a chave de Davi, Ele faz referência à capacidade que Jesus têm de gerar oportunidades para quem ele deseja;
Abre e ninguém fecha - Jesus se apresenta como quem é capaz de abrir e fechar portas sem que ninguém seja poderoso o suficiente para desfazer.
Elogios:
Eu sei as tuas obras - A igreja de Filadélfia suportou a pressão dos judeus, assim como a perseguição dos romanos, também os fatores meteorológicos relacionados a terremotos para agradar ao Senhor;
Tendo pouca força - A igreja de Filadélfia era pequena em número e não tinham tanta influência a nível de cidade, por isso eles eram considerados como uma igreja que possuía pouca força (influência), entretanto não negaram o nome de Jesus e mantiveram sua Palavra;
Não negaste o meu nome - Naquele período, muitos haviam desistido da fé por conta das adversidades e perseguições, porém esse não foi o caso de Filadélfia, que reteve a fé e não negou o nome de Jesus, isso lhe fortaleceu em fé.
Promessas:
Farei que venham e adorem prostrados - Os judeus perseguiam a igreja em Filadélfia devido a sua postura em Jesus. A promessa é que, mesmo que demorem, eles se converterão;
Também te guardarei - Naquela época havia uma perseguição massiva e sanguinária à igreja de Jesus, porém a promessa é que Filadélfia seria preservada;
Coluna no templo do meu Deus - Nessa época havia um costume que, todo templo que fosse construído, os nomes das pessoas que contribuíram era posto nas colunas para serem lembradas por sua generosidade. A promessa de Jesus é referente ao céu, que nosso nome estará assegurado na eternidade.
Exortações:
Guarda o que tens - Jesus exorta a igreja a guardar a fé para que não pudesse ficar sem a salvação;
Quem tem ouvidos ouça - A exortação à Igreja de Filadélfia é para promover entre eles sensibilidade auditiva, para que pudessem sempre serem guiados pelo Espírito.
Conclusão:
O que fez a igreja de Filadélfia se tornar aprovada por Jesus foi, sobretudo, a lealdade dela para com o Senhor. Guardar a Palavra e reter a fé no nome de Jesus, quando há adversidades requer resiliência espiritual.
Texto Base: Apocalipse 3:7-13
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.
Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Comments