
Introdução:
O propósito do diabo é se opor a Deus e por isso ele se utiliza de diversas artimanhas para roubar o homem de Deus. Desde o jardim do Éden até os dias atuais é clara a intenção do inimigo, ainda que já saiba previamente o seu final ele deseja arrebanhar o máximo de pessoas possíveis. Nesse intuito ele pode se utilizar de objetos, de animais ou até mesmo de pessoas na tentativa de deturpar a glória de Deus. Muitos ao longo da história têm sido ludibriados por satanás.
Características de atuação:
Doenças:
Mateus 9.32-33;
Enquanto esses se retiravam, eis que lhe trouxeram um homem mudo e endemoninhado.
E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
Mateus 12.22;
12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.
Mateus 17.15-18.
Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água.
Eu o trouxe aos teus discípulos, e não o puderam curar.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui.
Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.
Tormento:
Mateus 8.6;
Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.
Atos 5.16.
Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.
Manifestação:
Atos 8.7;
Pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados;
Lucas 4.33-36;
Havia na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo; e gritou em alta voz:
Ah! que temos nós contigo, Jesus, nazareno? vieste destruir-nos? Bem sei quem é: o Santo de Deus.
Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, tendo-o lançado por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal algum.
E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?
Lucas 4.41.
Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus. Ele, porém, os repreendia, e não os deixava falar; pois sabiam que ele era o Cristo.
Doutrinação:
I Timóteo 4.1
O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios
II Timóteo 4.1;
Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino
II Coríntios 4.4
O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Belzebu - busca por legalidades:
Marcos 3.22;
Mas os mestres da lei, que haviam descido de Jerusalém exclamavam: “Ele está possuído por Belzebu!”, e mais: “É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios”
Mateus 12.43-45;
Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.
I Pedro 5.8.
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar
Possessão em objetos e animais:
Marcos 5.12-13;
Foi então que os demônios rogaram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. E Jesus lhes deu permissão, e os espíritos imundos deixaram o homem e entraram nos porcos. E a manada com cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogaram.
Atos 19.19.
Da mesma forma, muitos dos que haviam se dedicado ao ocultismo, reunindo seus livros de magia, os queimaram diante de toda a comunidade reunida. Calculados os seus preços, chegou-se à estimativa de que o valor total equivalia a cinquenta mil moedas de prata.
Impedimentos:
I Tessalonicenses 2.18;
por isso, queríamos visitar-vos. Eu, Paulo, quis vos saudar face a face não somente uma vez, mas duas; porém, Satanás nos provocou impedimentos.
Mateus 13.19.
Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração. Estas são as sementes que foram semeadas à beira do caminho.
O final do diabo:
Apocalipse 20.1-2 (preso por mil anos);
Então, observei que desceu do céu um anjo com a chave do Abismo e uma grande corrente em sua mão. Ele prendeu o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás e o amarrou por mil anos.
Apocalipse 20.10 (condenado eternamente).
O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos. O julgamento dos mortos
Conclusão:
Embora seja clara a atuação do diabo na história da humanidade desde o início, também é nítida a sua limitação, por isso é factual que, ainda que ele tende nunca conseguirá alcançar o seu intento de ser maior do que Deus.
Texto Base: Atos 10.38
concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.
Comments